Indicador: EU19

Participação de stakeholders em processos decisórios relacionados a planejamento energético de desenvolvimento de infraestrutura

A Norte Energia mantém diversos canais de comunicação e mecanismos de escuta que buscam ampliar a interlocução com as partes interessadas a fim de favorecer o diálogo contínuo e facilitar a mediação de possíveis conflitos. O principal canal é a Central Belo Monte 24 Horas, um serviço telefônico gratuito (0800-091-2810) gerido pela Norte Energia.

Além da Central Belo Monte, também disponibilizamos atendimentos nos Núcleos de Comunicação na Volta Grande do Xingu, especificamente na Vila da Ressaca e na comunidade Rio das Pedras, via Plantão Social Itinerante.

Núcleos de Comunicação na Volta Grande do Xingu (Ressaca e Rio das Pedras)202220212020
Número de relatos identificados por meio do mecanismo107206279
Número de relatos endereçados107206279
Número de relatos resolvidos10779129
Número de relatos registrados antes do período coberto pelo relatório e resolvidos no decorrer deste períodoN.D.N.D.N.D.

Para comunicação com os povos indígenas, contamos com o sistema de radiofonia, que integra o Programa de Comunicação Indígena (PCI) no processo de licenciamento ambiental de Belo Monte. Esse sistema foi implantado em 2011 com a instalação inicial de 34 rádios, sendo expandido conforme demanda dos povos indígenas.

O recebimento de solicitações, reclamações e elogios é feito de maneira remota e/ou presencial, e o registro no Sistema de Atendimento Indígena (SAI), com tramitação direta na Gerência Socioambiental Indígena, que é vinculada à Superintendência Socioambiental da Norte Energia, recebe o devido tratamento e devolutiva aos indígenas.

Desde 2020, o PCI também passou a produzir comunicados institucionais traduzidos para línguas dos troncos Tupi e Macro-Jê e da família Karibe, além do português, o que promove maior acesso da população indígena às informações divulgadas pela Companhia.

Essa escuta permitiu a revisão da matriz de materialidade com base em amplo e diverso grupo de stakeholders em dois momentos: para colaboradores e fornecedores, pesquisa online; demais stakeholders e fornecedores, entrevista.