Indicador: gir 205-1

Operações avaliadas quanto a riscos relacionados à corrupção

A área de Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance tem como objetivo fortalecer a estrutura de governança e apoiar a administração na tomada de decisões com eficiência, transparência e segurança, além de proporcionar maior confiabilidade para as Partes Interessadas.

O principal objetivo da área é conduzir a gestão dos riscos da Norte Energia, por meio de metodologia e ferramentas, baseada no COSO ERM (padrão mundial) e na Norma ISO 31000, que considera aspectos qualitativos e quantitativos e fornece à Diretoria Executiva, ao Conselho Fiscal, aos Comitês de Assessoramento e ao Conselho de Administração informações referentes ao gerenciamento de riscos para que esses órgãos possam cumprir seus papéis adequadamente.

Os riscos estão classificados por cenários de priorização, sendo o nível 1 o cenário mais relevante de riscos da companhia. Trata-se de cenários de perda com impacto direto na continuidade dos negócios da organização. Esses riscos devem ser validados pela Diretoria Executiva e aprovados pelo Conselho de Administração. Os riscos nível 2 e nível 3 são decorrentes dos cenários de riscos que afetam as atividades da companhia, porém, sem afetar a continuidade dos negócios. Os cenários de perda estão definidos nas categorias Ambiental, Estratégica, Financeira, Operacional e Regulatória.

Em 2023, não foram detectados casos relacionados à corrupção em nossas operações avaliadas.

Tema Material: Integridade e compliance
Tipo indicador:

Polí­tica & governança

SASB (Cód / Setor)
  • IF-EU-550a.1 - Número de incidentes relacionados a não conformidades com padrões ou regulamentos de segurança fí­sica e/ou cibernética