Indicador: gri 303-2

Gestão de impactos relacionados ao descarte de água

Um dos projetos fundamentais do Plano de Gestão de Recursos Hídricos é o de Monitoramento Limnológico e de Qualidade da Água Superficial. Esse projeto, implementado para acompanhar possíveis alterações na qualidade da água devido às mudanças ambientais decorrentes da construção e operação da usina, é conduzido com periodicidade semanal, quinzenal, mensal e trimestral. Ao longo dos últimos 12 anos, esses monitoramentos têm proporcionado uma compreensão abrangente e detalhada da região.

Desde o início das obras, foram coletadas mais de 75 mil amostras de água superficial para análise dos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos desde a montante do Reservatório Xingu até a jusante de Belo Monte, no rio e Reservatório Xingu, bem como no Canal de Derivação, Reservatório Intermediário e rio Bacajá. Ainda são realizadas coletas nos igarapés urbanos de Altamira.

Desde o início do monitoramento até 2023, foram realizadas mais de dez mil medições de níveis de água subterrânea em poços e cacimbas em 101 pontos diferentes. Também foram realizadas cerca de 2.500 coletas de amostras para monitoramento da qualidade da água subterrânea.

Os resultados desses monitoramentos têm sido consistentes: o rio Xingu mantém sua classificação como um corpo de água de Classe 2, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente por meio da Resolução Conama nº 357/2005. Isso significa que suas águas podem ser utilizadas para diversos fins, como abastecimento doméstico após tratamento convencional; recreação (como natação, mergulho etc.); pesca; irrigação e criação de espécies aquáticas para alimentação humana. Anualmente, enviamos relatórios ao Ibama e à ANA com dados hidrológicos, climatológicos e de qualidade da água, a fim de cumprir nossa obrigação, conforme estabelecido no licenciamento ambiental.

A manutenção da qualidade da água é resultado direto das intervenções realizadas pela Norte Energia em Altamira. Além das ações de supressão da vegetação nos reservatórios, melhoramos o sistema de abastecimento de água e implantamos redes de coleta, estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto. Essas iniciativas proporcionaram saneamento básico e qualidade de vida para mais de 90% da população local à época da implantação das ações, em 2018.

Em 2022, firmamos um Termo de Compromisso com a Prefeitura Municipal de Altamira para transferência dos ativos de saneamento básico construídos pela empresa para o poder público municipal, que assumiu a gestão do ativo a partir de janeiro de 2023.

A Norte Energia utiliza como referência as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial para o descarte de efluentes em locais sem requisitos específicos.

A Norte Energia dispõe da Norma Interna denominada Instrução de Processo IP-PR-046-2019, que trata do Gerenciamento de Efluentes Líquidos. Nesse documento, fica estabelecido:

  • Que os efluentes deverão atender às Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e os padrões de Desempenho do International Finance Corporation (IFC);
  • Realizar o monitoramento mensal da qualidade dos efluentes, em laboratório acreditado pelo Inmetro.
Tema Material: Gestão hídrica
Tipo indicador:

Planeta

SASB (Cód / Setor)
  • F-EU-140a.1 - Total de água retirada e total de água consumida
  • IF-EU-140a.2 - Número de incidentes relacionados a não conformidades associadas ao consumo de água
  • IF-EU-140a.3 - Descrição dos riscos relacionados à gestão da água, estratégias e práticas para mitigar esses riscos