Indicador: gri 306-2

Gestão de impactos significativos relacionados a resíduos

A Norte Energia adota uma gestão adequada de resíduos, priorizando a prevenção, a reutilização e a circularidade na cadeia de valor. Saiba como esses princípios são aplicados em nossas operações:

Medidas de Prevenção e Gerenciamento

Adotamos medidas proativas para minimizar a produção de resíduos e gerenciar seus impactos:

  • Adoção de práticas sustentáveis e compras responsáveis;
  • Implementação de programas de reúso interno e otimização de processos para reduzir a geração de resíduos;
  • Contratação de empresas especializadas para coleta e destinação final, que garante a conformidade com critérios ambientais; e
  • Reaproveitamento de materiais sempre que possível, o que contribui para a redução do desperdício e a conservação de recursos.

Compromisso com a transparência

A gestão dos resíduos sólidos na UHE Belo Monte é realizada por uma empresa terceirizada selecionada por meio de um processo, que avalia sua experiência, qualificação técnica e compromisso com a sustentabilidade, conforme procedimento interno (Instrução de Trabalho – IT-PR-311): “Segregação, armazenamento e destinação de resíduos”. A empresa contratada é monitorada e avaliada regularmente, o que garante que todas as atividades estejam em conformidade com as obrigações contratuais e legais.

A empresa contratada disponibiliza os equipamentos de acondicionamentos de resíduos nos pontos necessários, bem como mão de obra e logística adequada e qualificada para que haja o atendimento nos pontos determinados continuamente ao longo do contrato.

Além das coletas, a executora é responsável pela operação da central de resíduos, onde são previstas as seguintes atividades: triagem de resíduos, armazenamento temporário de resíduos classe I e II, organização da área e destinação final para o aterro sanitário.

Também há o controle de recebimento dos Certificados de Disposição e Destruição, quando for o caso. Todos os resíduos gerados são controlados e monitorados por meio de documentos específicos. Esses documentos serão registrados e darão todo o suporte para controle do sistema.

Tecnologias de Destinação Final

A empresa contratada utiliza diversas tecnologias de destinação final, como aterro sanitário, reciclagem, incineração e outras operações de recuperação. A escolha da tecnologia é feita com base em critérios técnicos, legais e de viabilidade econômica, o que garante o tratamento adequado dos resíduos.

Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) 

Temos um PGRS que abrange todas as etapas do processo, desde a segregação na origem até o transporte e a destinação final dos resíduos. Esse plano é fundamental para garantir que todas as atividades sejam realizadas de forma ambientalmente correta.

Resultados e Compromisso Contínuo

A gestão responsável de resíduos na UHE Belo Monte apresentou evolução positiva no ano de 2023, na maioria das categorias mencionadas.

Tema Material: Mudanças climáticas
Tipo indicador:

Planeta

SASB (Cód / Setor)
  • IF-EU-110a.1 -
  • IF-EU-110a.2 - (2) regulamentos limitadores de emissões;
    (3) regulamentos de emissões;
    Emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas ao fornecimento de energia.
  • IF-EU-110a.3 - Discussão da estratégia ou plano de longo e curto prazo para gerenciar as emissões do Escopo 1, metas de redução de emissões e análise do desempenho em relação a essas metas
  • IF-EU-120a.1 - Emissões atmosféricas dos seguintes poluentes: NOx (excluindo N2O), SOx, material particulado (PM10), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg), especificando percentual de cada um dentro ou próximo a áreas de população densa