No âmbito do sistema de gestão, além da determinação de procedimentos, realizamos fiscalizações e supervisão das atividades executadas. Em relação a terceiros, também fiscalizamos e exigimos documentos para avaliar o atendimento à legislação vigente e aos procedimentos obrigatórios da companhia. Esse sistema funciona com base nas normas oficiais vigentes no País, nos Princípios do Equador e nas diretrizes da ISO 45001.
No nosso dia a dia, realizamos a gestão da Saúde e Segurança por meio de cinco macro temas:
- Atendimento a emergências: uma brigada de emergência contratada apoia a gestão de todas as emergências da UHE Belo Monte, como incêndios industriais e florestais, resgate de fauna, emergências ambientais, acidentes, mal súbito, resgates diversos, atendimentos médicos, entre outras;
- Atendimento legal: engloba questões referentes ao atendimento das normas regulamentadoras, dos programas e de todo o alicerce legal referente ao tema;
- Qualidade de vida: inclui programas de ergonomia e qualidade de vida dos colaboradores;
- Saúde ocupacional: além da fiscalização das contratadas de acordo com o tema saúde, essa área cuida também dos exames ocupacionais e da qualidade de vida dos colaboradores, fazendo a gestão do ambulatório na UHE Belo Monte e dos níveis de absenteísmo da companhia;
- Segurança do trabalho: aborda o atendimento aos requisitos legais, bem como a fiscalização das contratadas e o desenvolvimento de melhorias nas atividades e no ambiente de trabalho, com objetivo de reduzir os riscos envolvidos.