A Norte Energia, concessionária do Complexo Hidrelétrico Belo Monte – a maior usina hidrelétrica 100% brasileira –, tem a segurança de suas barragens e estruturas associadas como prioridade. Para isso, adota um Plano de Segurança de Barragens (PSB) robusto, em conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010, atualizada pela Lei nº 14.066/2020).
O Complexo Hidrelétrico Belo Monte é composto por seis barragens, 30 diques, um canal de derivação, duas casas de força e um vertedouro (capacidade de escoamento de até 62.000 m³/s), com monitoramento contínuo e rigoroso, garantindo a integridade das estruturas. A Norte Energia mantém atualizados o Plano de Segurança de Barragem (PSB) e o Plano de Ação de Emergência (PAE), com diretrizes específicas para prevenção e mitigação de riscos, incluindo a implantação e manutenção de rotas de evacuação, sinalização e sistema de notificação – elementos essenciais para a segurança das comunidades localizadas na Zona de Autossalvamento.
Em 2024, a Inspeção de Segurança Regular confirmou que as estruturas mantêm o nível de segurança “Normal”, conforme a Resolução Normativa nº 1.064/2023 da ANEEL. A empresa também concluiu um projeto-piloto de automação parcial da instrumentação, modernizando 182 instrumentos e integrando os dados ao Sistema de Gestão de Segurança de Barragens, permitindo leituras em tempo real.
No campo da sustentabilidade, a utilização de robôs automotrizes para o corte de vegetação aumentou a segurança da atividade e reduziu a emissão de poluentes. O Sistema de Notificação de Emergência foi modernizado, com 42 sirenes de alto desempenho e novos canais de comunicação, como a internet, para ampliar a conectividade em regiões sem cobertura de telefonia celular.
A Norte Energia também fez melhorias nas rotas de evacuação (mais de 52 km), com recuperação de acessos e aprimoramentos do sistema de drenagem. Mais de 2.000 placas foram mantidas em 2024 para garantir a funcionalidade. Foram realizados treinamentos teóricos e simulados práticos do PAE, com a participação de mais de 600 pessoas, reforçando a cultura de prevenção com apoio da Defesa Civil estadual (CEDEC) e municipais (COMPDEC).
Planeta