Belo Monte teve 59 horas de desligamento programado, contabilizadas no ID, que ocorreram no período chuvoso. Já a Usina Hidrelétrica Pimental registrou 2.104 horas, com contabilização no período úmido e seco. Quanto às interrupções forçadas, foram 456 horas na Usina Hidrelétrica Belo Monte e 113 na Usina Hidrelétrica Pimental, demonstrando a eficiência das equipes na resposta e mitigação de impactos.
A disponibilidade média da usina, um indicador essencial da confiabilidade operacional, é expressa em percentuais. O Índice de Disponibilidade (ID), que leva em consideração as paradas forçadas e programadas, foi de 99,67% para Belo Monte e 95,79% para Pimenta.
Os números demonstram nossa busca contínua por excelência operacional e pela segurança energética do país, e estão ancorados em um plano robusto de manutenção e expertise técnica para o retorno, no menor tempo possível, das máquinas que tiveram interrupção não prevista. Com um ID acima de 98% nos últimos três anos, a Norte Energia mantém um desempenho consistente, reforçando seu papel estratégico na transição para uma matriz energética mais limpa, segura e eficiente.
A capacidade de geração diária da Belo Monte é informada pela Norte Energia e despachada pelo ONS para atendimento ao sistema elétrico brasileiro.
Índice de disponibilidade do Complexo Belo Monte
2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|
98,65% | 98,85% | 98,70% |
Nota: o índice de disponibilidade de uma usina hidrelétrica é uma medida que indica sua capacidade de permanecer operando para gerar energia elétrica durante um determinado período. Esse índice é calculado pela relação entre o tempo em que a usina esteve em operação (tempo disponível) e o tempo total do período analisado. Em termos simples, quanto maior o índice de disponibilidade, maior o tempo em que a usina esteve gerando energia de forma contínua, o que é um indicativo de eficiência operacional. Uma alta disponibilidade significa que a usina opera de maneira confiável e estável, contribuindo para a segurança do abastecimento energético.
Em 2024, Belo Monte alcançou seu melhor resultado histórico, com um ID de 99,55%, destacando-se também como o melhor ID entre as usinas com despacho coordenado pelo ONS. O ID reflete as paradas planejadas e forçadas durante o ano, sendo que tanto para Belo Monte quanto para Pimental foram superados os IDs de referência estabelecidos em edital (97% Belo Monte e 93% para Pimental).
Para aumentar a precisão dos resultados dos indicadores e evitar falhas no processo de apuração, foram desenvolvidos, no Sistema Integrado da Operação da Norte Energia (Sion), módulos específicos para o cálculo de indicadores e ferramentas de apoio à apuração, garantindo maior confiabilidade e eficiência na gestão dos dados.
Política & governança