A Norte Energia mantém diversos canais de comunicação e mecanismos de escuta que buscam ampliar a interlocução com as partes interessadas a fim de favorecer o diálogo contínuo e facilitar a mediação de possíveis conflitos. O principal canal é a Central Belo Monte 24 Horas, um serviço telefônico gratuito (0800-091-2810) gerido pela Norte Energia.
Além da Central Belo Monte, também disponibilizamos atendimentos nos Núcleos de Comunicação na Volta Grande do Xingu, especificamente na Vila da Ressaca e na comunidade Rio das Pedras, via Plantão Social Itinerante.
Núcleos de Comunicação na Volta Grande do Xingu (Ressaca e Rio das Pedras) | 2022 | 2021 | 2020 |
Número de relatos identificados por meio do mecanismo | 107 | 206 | 279 |
Número de relatos endereçados | 107 | 206 | 279 |
Número de relatos resolvidos | 107 | 79 | 129 |
Número de relatos registrados antes do período coberto pelo relatório e resolvidos no decorrer deste período | N.D. | N.D. | N.D. |
Para comunicação com os povos indígenas, contamos com o sistema de radiofonia, que integra o Programa de Comunicação Indígena (PCI) no processo de licenciamento ambiental de Belo Monte. Esse sistema foi implantado em 2011 com a instalação inicial de 34 rádios, sendo expandido conforme demanda dos povos indígenas.
O recebimento de solicitações, reclamações e elogios é feito de maneira remota e/ou presencial, e o registro no Sistema de Atendimento Indígena (SAI), com tramitação direta na Gerência Socioambiental Indígena, que é vinculada à Superintendência Socioambiental da Norte Energia, recebe o devido tratamento e devolutiva aos indígenas.
Desde 2020, o PCI também passou a produzir comunicados institucionais traduzidos para línguas dos troncos Tupi e Macro-Jê e da família Karibe, além do português, o que promove maior acesso da população indígena às informações divulgadas pela Companhia.
Essa escuta permitiu a revisão da matriz de materialidade com base em amplo e diverso grupo de stakeholders em dois momentos: para colaboradores e fornecedores, pesquisa online; demais stakeholders e fornecedores, entrevista.
Prosperidade