No decorrer do ano de 2023, a gestão da operação e de manutenção da UHE Belo Monte experimentou transformações significativas, as quais culminaram em desempenhos positivos e consistentes. Esses avanços são fruto da aplicação da engenharia da confiabilidade, que significa garantir que a operação funcione de forma confiável ao longo do tempo, minimizando falhas e maximizando sua disponibilidade. A disponibilidade das unidades geradoras do complexo alcançou 98,85% ao final do ano, a maior marca do empreendimento.
ÍNDICE DE DISPONIBILIDADE COMPLEXO BELO MONTE
O Índice de Disponibilidade de uma usina hidrelétrica é uma medida que indica a capacidade da usina de estar disponível e operando para gerar energia elétrica durante determinado período. Esse índice é calculado pela relação entre o tempo em que a usina esteve em operação (tempo disponível) e o tempo total do período analisado. Em termos simples, quanto maior for o índice de disponibilidade, maior será a quantidade de tempo em que a usina esteve gerando energia de forma contínua, o que é um indicativo de eficiência operacional.
Uma alta disponibilidade significa que a usina está funcionando de forma confiável e estável, contribuindo para a segurança do abastecimento energético.
Planeta
- IF-EU-000.D - Eletricidade total gerada
- IF-EU-420a.3 - Economia de energia a partir de ações de eficiências energéticas