Sobre a proposta de remuneração relativa ao ano de 2023, a assembleia geral ordinária de acionistas ocorreu no dia 18 de abril de 2023, quando a proposta de remuneração anual global dos administradores foi aprovada por unanimidade dos acionistas presentes, conforme registro na ata da 13ª AGO da Norte Energia. Para o ano de 2023, não houve a participação de consultores de remuneração na elaboração da proposta, que seguiu o previsto na Política de Remuneração.
Quanto aos benefícios e incentivos, a política de remuneração adotada pela Norte Energia especifica que não se aplicam bônus de atração ou pagamentos de incentivos ao recrutamento. Não há cláusulas de devolução de bônus e incentivos (clawback), nem benefícios de aposentadoria para os membros da alta administração. Os integrantes do Conselho Fiscal também não possuem vínculo empregatício.
A remuneração da Diretoria é dividida em remuneração fixa mensal, alinhada aos padrões de mercado para posições de complexidade similar; remuneração variável atrelada ao plano de metas aprovado pelo Conselho de Administração, sendo paga no exercício subsequente à aferição do resultado; e pacote de benefícios.
Os principais indicadores avaliados para participação dos diretores nos lucros e resultados da companhia incluem Ebitda, metas de sustentabilidade, entre outros.
Importante destacar que as práticas de remuneração adotadas pela Norte Energia também seguem os critérios e as recomendações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Código Brasileiro de Governança Corporativa.
Política & governança
- IF-EU-550a.1 - Número de incidentes relacionados a não conformidades com padrões ou regulamentos de segurança física e/ou cibernética