Indicador: gri 2-29

Abordagem para engajamento de stakeholders

A Norte Energia está empenhada em dialogar com as Partes Interessadas, especialmente com as comunidades locais, por meio de diversas iniciativas de interação e comunicação social. Essas ações incluem reuniões comunitárias, visitas porta a porta, informes em rádios e TVs locais, além do uso da Rede de Comunicação Popular (RCP/Rede Pop), acessível por um aplicativo de mensagens e do Sistema de Radiofonia junto aos povos indígenas. Durante a execução de projetos socioambientais, foram criados canais de diálogo e espaços de relacionamento, como o Fórum de Acompanhamento Social de Belo Monte (FASBM), que visa apresentar informações atualizadas das ações de licenciamento, prestar esclarecimentos e manter um espaço regular de interação coletiva com a comunidade afetada por Belo Monte. Nessas reuniões periódicas, representantes das comunidades, sociedade civil, prefeituras locais, Ibama e outros interessados acompanham o progresso das ações relacionadas ao empreendimento.

No que diz respeito à Comunicação e Imprensa, a empresa intensificou sua aproximação junto à imprensa local, estadual e nacional. Com o objetivo de impactar de forma positiva a reputação da companhia, a equipe de comunicação intensificou o volume de produção de pautas e eventos por meio de divulgação de releases e de vídeos institucionais. Paralelamente, reforçou sua atuação nas redes sociais para aumentar a base de seguidores e levar informações de interesse local, que muitas vezes não têm espaço na imprensa.

A Central Belo Monte 24 Horas, um serviço de atendimento telefônico gratuito oferecido pela Norte Energia em todo o território nacional por meio do número 0800 091 2810, é uma importante ferramenta de comunicação e relacionamento com as comunidades locais, bem como a sociedade em geral, que permite esclarecer dúvidas, solicitar informações e registrar queixas. No período de janeiro a dezembro de 2023, a Central Belo Monte 24 Horas registrou um total de 6.770 atendimentos, dos quais 6.526 (96%) foram concluídos. Houve um aumento significativo de 81% no número de atendimentos registrados em comparação com o ano anterior, impulsionado principalmente pelo uso do 0800 por pessoas cadastradas para estudos de caso que avaliam a elegibilidade para recebimento da verba de reparação destinada ao público pescador.

Central Belo Monte 24h (0800 091 2810)
202120222023
Número de relatos identificados4.8303.7246.770
Número de relatos endereçados4.8303.7246.770
Número de relatos resolvidos3.3041.7896.526

 

O sistema de radiofonia indígena foi implementado em 2011 no âmbito do licenciamento ambiental. Até dezembro de 2023, ele contava com 115 rádios instalados nas terras indígenas do Médio Xingu e cidade de Altamira. Apesar do uso de outros canais de comunicação com os povos indígenas, como Whatsapp, telefone, atendimentos presenciais, o rádio permanece sendo um instrumento de uso significativo pelos povos indígenas, em especial para os povos de recente contato. O rádio foi o primeiro canal de comunicação instituído e utilizado pelo Estado brasileiro no contato e atuação com os povos indígenas no país. Por meio dele, é possível realizar conversas coletivas e ser ouvido por qualquer grupo que sintonizar na frequência.

Ano/Solicitações Indígenas202120222023
Total de solicitações2.8382.2091.963
Solicitações fechadas/processadas/encerradas2.8242.1471.959