A Norte Energia está empenhada em dialogar com as Partes Interessadas, especialmente com as comunidades locais, por meio de diversas iniciativas de interação e comunicação social. Essas ações incluem reuniões comunitárias, visitas porta a porta, informes em rádios e TVs locais, além do uso da Rede de Comunicação Popular (RCP/Rede Pop), acessível por um aplicativo de mensagens e do Sistema de Radiofonia junto aos povos indígenas. Durante a execução de projetos socioambientais, foram criados canais de diálogo e espaços de relacionamento, como o Fórum de Acompanhamento Social de Belo Monte (FASBM), que visa apresentar informações atualizadas das ações de licenciamento, prestar esclarecimentos e manter um espaço regular de interação coletiva com a comunidade afetada por Belo Monte. Nessas reuniões periódicas, representantes das comunidades, sociedade civil, prefeituras locais, Ibama e outros interessados acompanham o progresso das ações relacionadas ao empreendimento.
No que diz respeito à Comunicação e Imprensa, a empresa intensificou sua aproximação junto à imprensa local, estadual e nacional. Com o objetivo de impactar de forma positiva a reputação da companhia, a equipe de comunicação intensificou o volume de produção de pautas e eventos por meio de divulgação de releases e de vídeos institucionais. Paralelamente, reforçou sua atuação nas redes sociais para aumentar a base de seguidores e levar informações de interesse local, que muitas vezes não têm espaço na imprensa.
A Central Belo Monte 24 Horas, um serviço de atendimento telefônico gratuito oferecido pela Norte Energia em todo o território nacional por meio do número 0800 091 2810, é uma importante ferramenta de comunicação e relacionamento com as comunidades locais, bem como a sociedade em geral, que permite esclarecer dúvidas, solicitar informações e registrar queixas. No período de janeiro a dezembro de 2023, a Central Belo Monte 24 Horas registrou um total de 6.770 atendimentos, dos quais 6.526 (96%) foram concluídos. Houve um aumento significativo de 81% no número de atendimentos registrados em comparação com o ano anterior, impulsionado principalmente pelo uso do 0800 por pessoas cadastradas para estudos de caso que avaliam a elegibilidade para recebimento da verba de reparação destinada ao público pescador.
Central Belo Monte 24h (0800 091 2810) | |||
2021 | 2022 | 2023 | |
Número de relatos identificados | 4.830 | 3.724 | 6.770 |
Número de relatos endereçados | 4.830 | 3.724 | 6.770 |
Número de relatos resolvidos | 3.304 | 1.789 | 6.526 |
O sistema de radiofonia indígena foi implementado em 2011 no âmbito do licenciamento ambiental. Até dezembro de 2023, ele contava com 115 rádios instalados nas terras indígenas do Médio Xingu e cidade de Altamira. Apesar do uso de outros canais de comunicação com os povos indígenas, como Whatsapp, telefone, atendimentos presenciais, o rádio permanece sendo um instrumento de uso significativo pelos povos indígenas, em especial para os povos de recente contato. O rádio foi o primeiro canal de comunicação instituído e utilizado pelo Estado brasileiro no contato e atuação com os povos indígenas no país. Por meio dele, é possível realizar conversas coletivas e ser ouvido por qualquer grupo que sintonizar na frequência.
Ano/Solicitações Indígenas | 2021 | 2022 | 2023 |
Total de solicitações | 2.838 | 2.209 | 1.963 |
Solicitações fechadas/processadas/encerradas | 2.824 | 2.147 | 1.959 |
Prosperidade