A Norte Energia mantém uma política ativa de engajamento com partes interessadas, alinhada aos princípios de transparência, escuta qualificada e responsabilidade socioambiental, fundamentais à sua estratégia ESG. O relacionamento com os stakeholders é conduzido de forma articulada por diversas áreas da empresa — incluindo Comunicação Corporativa, Sustentabilidade, Socioambiental, Institucional e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação — com o objetivo de promover o diálogo contínuo e a construção de parcerias baseadas na confiança mútua. 

Em 2024, a Matriz de Partes Interessadas foi revisada para aprimorar a categorização e o monitoramento dos públicos prioritários de Belo Monte. Essa atualização considerou critérios como grau de influência e impacto, permitindo um planejamento mais eficiente das ações de relacionamento e comunicação social. 

O engajamento com as comunidades da Área de Influência Direta — em especial povos indígenas, pescadores e moradores da Volta Grande do Xingu — seguiu como foco prioritário da empresa, tanto por sua relevância social quanto pelas obrigações previstas no processo de licenciamento ambiental. Foram realizadas 65 reuniões comunitárias com a participação de 1.447 pessoas. Embora esse número represente uma redução de 24% em relação a 2023, o esforço de mobilização cresceu 70%, reforçando o compromisso com a escuta ativa e a presença nos territórios. 

Para cada categoria de públicos interessados, a comunicação e o engajamento ocorrem por diferentes meios, que incluem programas, ações e canais de comunicação. 

Entre os principais canais de diálogo estruturado destacam-se: 

  • Rede de Comunicação Popular (RedePop): com mais de 68 mil interações em 2024, voltadas principalmente à população do Trecho de Vazão Reduzida (TVR) e reassentamentos;
  • Central Belo Monte 24 Horas: 4.646 atendimentos registrados, com 99% das solicitações concluídas de forma satisfatória;
  • Programa de Visitas Conheça Belo Monte: recebeu 2.637 visitantes, com aumento expressivo na percepção positiva da usina de 75% para (93%); 
  • Conheça Belo Monte nas Escolas: atingiu 8.577 estudantes da região, 130% a mais que no ano anterior;
  • Fórum de Acompanhamento Social de Belo Monte (FASBM): espaço permanente de diálogo com instituições públicas, sociedade civil e academia.
  • Sistema de Radiofonia como canal de diálogo com os povos indígenas do entorno, respeitando seus modos tradicionais de comunicação. Em 2024, foram registradas 1.673 interações, com a transmissão de 347 comunicados institucionais. Os conteúdos são veiculados, inclusive, em línguas indigenas. Até dezembro, o sistema contava com 120 rádios instalados nas comunidades 
  • Para fortalecer o diálogo com comunidades localizadas em áreas de difícil acesso no Trecho de Vazão Reduzida, a Norte Energia mantém dois Núcleos de Comunicação nas localidades da Ressaca e Rio das Pedras. Esses espaços funcionam como pontos permanentes de relacionamento, oferecendo informações sobre a operação da usina — como os dados de vazão do rio —, promovendo ações socioeducativas e culturais, e acolhendo demandas, dúvidas e percepções da população local. Essas iniciativas reafirmam o papel da Norte Energia como agente de desenvolvimento sustentável, promovendo uma atuação comprometida com a responsabilidade social, o respeito às comunidades locais e a valorização da diversidade de vozes nos territórios em que está inserida. 
Público  Principais formas de engajamento 
Força de trabalho/familiares  • Plataforma de Integração Digital (PID) da Norte Energia (https://pid.norteenergiasa.com.br) 

• Comunicados Internos 

• Clipping Norte Energia (informativo digital dirigido às lideranças) 

• Newsletter 

• TV Corporativa 

• Vídeo Agenda dirigido aos membros do Conselho de administração 

• Conexão Nossa Gente 

• WhatsApp gerencial 

• Análise estratégica de mídia 

•  Reporte executivo de comunicação 

•Café com a Diretoria 

• Eu Reconheço Você 

• Nossa Gente, Nosso Norte 

• Canal de denúncias 

Investidores, acionistas e analistas de mercado  • Seção “Relações com Investidores” em nosso site (https://www.norteenergiasa.com.br/investidores) 

• Central de Resultados 

• Comunicados ao mercado 

• Relatórios de sustentabilidade (https://www.norteenergiasa.com.br/sustentabilidade/relatorios-e-publicacoes) 

• Visitas in loco e relatórios trimestrais da auditoria de monitoramento socioambiental independente, enviada pelos bancos financiadores 

• Divulgação de fatos relevantes e de avisos aos acionistas e teleconferência 

• Divulgação dos formulários de referência e cadastral 

• Realização de assembleias de acionistas

• Envio de e-mail marketing 

 

Clientes – Mercado livre  • Site da Norte Energia: https://www.norteenergiasa.com.br/mercado-livre-de-energia 

 

Comunidade e sociedade (GRI 413-1)  • Central Belo Monte 24 Horas 

• Belo Monte Informa 

• Fale Conosco (https://www.norteenergiasa.com.br/fale-conosco) 

• Trabalhe Conosco (https://www.norteenergiasa.com.br/institucional/trabalhe-conosco) 

• Reuniões comunitárias 

• Redepop Norte Energia 

• Núcleos de Comunicação 

• Fórum de Acompanhamento Social de Belo Monte (FASBM) 

• Seção “Sustentabilidade” do site (https://www.norteenergiasa.com.br/sustentabilidade) 

• Central de Indicadores Norte Energia (https://indicadores-sustentabilidade.norteenergiasa.com.br/) 

• Redes sociais 

• Pesquisa de reputação 

• Campanha publicitária 

• Programa de Visitas Conheça Belo Monte 

• Canal de Denúncias 

Imprensa e formadores de opinião  • Seção “Saiu na Imprensa” do site (https://www.norteenergiasa.com.br/imprensa/saiu-na-imprensa) 

• “Fique por dentro das notícias da Norte Energia” no site (https://www.norteenergiasa.com.br/notícias) 

• Confecção e distribuição de releases para divulgação de dados relevantes e convocação para entrevistas via site, e-mail ou WhatsApp para jornalistas 

• Atendimento à imprensa via e-mail e telefone exclusivos para jornalistas 

• Entrevistas coletivas de imprensa 

• Canal de denúncias 

Parceiros e patrocinados  • Seção Patrocínios do site (https://www.norteenergiasa.com.br/institucional/patrocinios), e-mail exclusivo para recebimento de projetos 

• Parceria com Poder Público para a realização de eventos culturais e esportivos 

• Divulgação de iniciativas patrocinadas e/ou apoiadas pela companhia nos canais de comunicação corporativos e na imprensa