A Norte Energia está compreendida no setor de energia elétrica e tem por objeto social exclusivo a implantação, operação, manutenção e exploração de Belo Monte e das Instalações de Transmissão de Interesse Restrito à Central Geradora. 

O complexo hidrelétrico Belo Monte, por sua capacidade geradora, é a quinta maior usina hidrelétrica do mundo e a maior hidrelétrica 100% brasileira.  Possui 11.233,1 MW de capacidade instalada, sendo 4.571 MW médios de garantia física, não havendo alterações em relação ao ano anterior. Além de outras estruturas de engenharia, é composto por duas usinas: a Usina Hidrelétrica Belo Monte e a Usina Hidrelétrica Pimental, cuja construção foi concluída em 2019 *Nota: texto complementar referente ao conteúdo EU1. 

Constituída como sociedade de propósito específico, a Norte Energia venceu o leilão de concessão em abril de 2010, tornando-se responsável pela construção e pela operação da Belo Monte. A Casa de Força Principal possui 18 unidades geradoras (UGs) de 611,11 MW cada, enquanto a Casa de Força Complementar abrange seis UGs de 38,85 MW cada. Por meio do SIN, o complexo fornece energia para todo o país desde 2016, quando sua iniciou sua operação.  

A área de influência direta do empreendimento abrange cinco municípios – Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu –, e a área de influência indireta, para onde se estendem os benefícios socioeconômicos, alcança mais seis municípios – Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz e Uruará – da região do Xingu, no sudoeste paraense. 

 Os reservatórios ocupam uma área de 478 km², dos quais 274 km² correspondem ao leito original do rio Xingu no período de cheia. Uma característica importante do empreendimento é a operação na modalidade “fio d’água”. 

. A energia gerada pelo Complexo Hidrelétrico Belo Monte é comercializada de forma diversificada:  

– 70% no mercado regulado, a partir de Contratos de Compra de Energia no Ambiente Regulado, atendendo 26 estados e o Distrito Federal por meio de 45 distribuidoras; 

 – 10% destinados a autoprodutores, sócios diretos ou indiretos da Norte Energia e 

– 20% para a gestão do risco hidrológico (GSF) e comercialização de energia no mercado livre. 

  A Norte Energia encerrou o ano com 2.579 fornecedores ativos, incluindo 740 novos cadastros, 1.953 atualizações e 2.350 inativações. A manutenção na base de fornecedores está condicionada à performance técnica e à aderência às diretrizes ESG da empresa.