A gestão do risco de mudanças climáticas na Norte Energia considera especialmente os efeitos potenciais sobre o regime hidrológico do rio Xingu — recurso essencial para a geração de energia no complexo hidrelétrico. Reconhecemos a importância de avaliar cenários futuros e suas possíveis implicações operacionais. Esses riscos, embora atualmente classificados como de impacto moderado em uma escala que varia de brando a catastrófico, são acompanhados por meio de sistemas de monitoramento e avaliação contínua, garantindo uma resposta tempestiva e fundamentada diante de eventos extremos ou tendências de mudança no ciclo hidrológico da região. 

A fim de mitigar o risco relacionado a mudanças climáticas, são adotadas ferramentas especializadas e metodologia específica, a fim de subsidiar a tomada de decisão da administração da Norte Energia 

Na Matriz de Riscos da Norte Energia, estão identificados fatores críticos relacionados às mudanças climáticas, como impactos na vazão do rio Xingu que divergem dos estudos hidrológicos originais, limitações operacionais em função de restrições ambientais, descargas atmosféricas que afetam a operação, eventos extremos que impactam as barragens, como cheias ou secas extremas, e a necessidade de reportar aspectos dos riscos climáticos que podem afetar a imagem e a reputação da companhia. Também consideramos os usos múltiplos da água e os diversos interesses associados a esse recurso natural. 

Esses fatores estão alinhados à estratégia de negócios da Norte Energia e refletem a preocupação da companhia com os efeitos das mudanças do clima. 

Tema Material: Mudanças climáticas
Tipo indicador (Classificação):
ODS: Compute website-generic Website (Generic) image/svg+xml Amido Limited Richard Slater
SASB (Cód / Setor)
-
Partes Interessadas: Acionistas, Comunidade, Sociedade