A nossa matriz de impactos identificou que o modo de vida das comunidades que habitam as margens do Trecho de Vazão Reduzida (TVR) poderia ser impactado, assim como a flora e a fauna da Volta Grande do Xingu, ao longo de aproximadamente 100 km.
Para mitigar esses impactos, implementamos o Plano de Gerenciamento Integrado da Volta Grande do Xingu, que faz parte do Projeto Básico Ambiental e vem sendo desenvolvido desde a fase de instalação do Complexo Hidrelétrico Belo Monte, com ações contínuas voltadas à proteção ambiental e ao acompanhamento dos aspectos socioeconômicos da região.
O regime de vazões do rio Xingu, tem como foco equilibrar a geração de energia hidrelétrica com a navegação e a conservação das espécies de fauna e flora, elementos fundamentais para a população local.
Como parte do plano de gerenciamento, a licença ambiental estabeleceu, como condicionante, a realização de testes para o hidrograma durante um período de seis anos, acompanhados de monitoramentos específicos dos planos e programas do PBA.
Para mitigar os impactos socioeconômicos na Volta Grande do Xingu, a Norte Energia implementa ações no âmbito do Plano de Fortalecimento Comunitário e do Termo de Compromisso Ambiental (TCA). Mesmo após a conclusão do TCA em fevereiro de 2024, as ações continuam sendo conduzidas pelo plano de gerenciamento, demonstrando os esforços da empresa em prol do desenvolvimento sustentável da região.
Em 2024, avançamos nas ações do Projeto de Ações Integradas no Trecho de Vazão Reduzida (TVR), beneficiando comunidades ribeirinhas e povos indígenas da Volta Grande do Xingu, com foco na escuta qualificada e participação social. Um levantamento censitário foi realizado com 1.114 famílias para monitorar as condições de vida dessas comunidades.
As iniciativas abrangeram melhorias em saneamento, saúde, educação, mobilidade, acesso à água potável, piscicultura, cultivo de cacau e navegação. Em 2024, foram implantadas 33 soluções de abastecimento de água com apoio técnico da UFPA e instaladas 25 antenas via satélite, totalizando 128 estruturas de conectividade mantidas pela Norte Energia. Também foram mantidos dois Núcleos de Comunicação e a Rede de Comunicação com a População.
Pessoas