A Política de Sustentabilidade da Norte Energia estabelece a conservação da biodiversidade como diretriz central, respeitando os parâmetros legais e acordos com os órgãos competentes.
A companhia ampliou sua atuação na agenda ambiental participando ativamente de fóruns estratégicos, como a CT Bio (Cebds) e o GT de Meio Ambiente da Abrage, além de aderir à iniciativa global Call to Action, da Business for Nature, voltada à reversão da perda da biodiversidade até 2030.
No âmbito do licenciamento ambiental de Belo Monte, as medidas de mitigação de impactos sobre a biodiversidade são executadas por meio dos Planos de Conservação dos Ecossistemas Terrestres e Ecossistemas Aquáticos. Esses planos incluem programas de monitoramento faunístico e florístico, com foco na identificação de espécies e mapeamento de hábitats, com especial atenção às espécies raras, endêmicas e ameaçadas.
Os programas ambientais incluem o monitoramento de espécies vulneráveis e ameaçadas, conforme listas da The International Union for Conservation of Nature (IUCN) e da Portaria MMA n. 148/2022. No Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, unidade de conservação de proteção integral na área de influência indireta do empreendimento, são desenvolvidas ações de manejo e educação ambiental em parceria com órgãos públicos.
Um dos destaques é o Programa de Monitoramento de Fauna, que utiliza tecnologias como câmeras trap, gravadores de ultrassom, microfones unidirecionais e DNA ambiental para a identificação não invasiva de espécies. Com o envolvimento de cerca de 70 profissionais e apoio de comunidades locais, o programa alia conhecimento tradicional e ciência, consolidando a Norte Energia como referência na conservação da biodiversidade amazônica.
No âmbito do Plano de Gestão Ambiental e Sociopatrimonial, são realizadas ações de monitoramento e fiscalização para garantir a preservação ambiental das Áreas de Preservação Permanente (APPs). O plano também prevê medidas para reduzir conflitos de uso, recuperar áreas degradadas e promover o uso sustentável do território, com base em diálogo contínuo com as comunidades locais e usuários do reservatório.
Além disso, a Norte Energia mantém constante articulação com órgãos ambientais e demais agentes reguladores, contribuindo para uma cultura conservacionista na região. Um destaque é a execução do Projeto de Monitoramento das Atividades Garimpeiras no entorno da Volta Grande do rio Xingu, que tem como objetivo auxiliar no controle de atividades ilegais*
Nota*: Texto reportado junto ao conteúdo GRI 304-2.
Planeta