Os Certificados de Energia Renovável atestam a origem da energia renovável gerada por Belo Monte e podem ser utilizados pelos consumidores para compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) dentro do Escopo 2, referente ao consumo de eletricidade.
Em 2024, comercializamos, na forma de cessão e aposentadoria, 2,8 milhões de certificados, número que colocou a companhia como uma das grandes impulsionadoras desse mercado no Brasil.
Projeto Energia Verde
Estamos empenhados em contribuir com a transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente por meio do desenvolvimento de projetos inovadores que integram tecnologia, sustentabilidade e impacto positivo nos territórios onde atuamos. Em 2024, fortalecemos iniciativas voltadas à diversificação das fontes de energia, à descarbonização das operações e à ampliação do uso de energias renováveis.
Com o objetivo de ampliar o acesso a fontes renováveis e reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o projeto Energia Verde promove a substituição da geração a partir de combustíveis fósseis por soluções sustentáveis, beneficiando diretamente comunidades locais.
O projeto também contempla a mobilidade elétrica como vetor de inovação e descarbonização no transporte fluvial. Após os estudos desenvolvidos em 2023 em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), avançamos com a aquisição de equipamentos de propulsão elétrica no mercado nacional e internacional, além da instalação de dois eletropostos para recarga de baterias. O desenvolvimento de protótipos de embarcações elétricas de 8 e 10 metros segue como parte central da estratégia de substituição progressiva das voadeiras movidas a combustíveis fósseis, alinhando a mobilidade da região aos princípios da transição energética e da eletrificação sustentável.
Merece destaque, ainda, que em 2024 ocorreu o início da operação da Usina Solar Fotovoltaica (UFV) Altamira, que tem capacidade instalada de 4MW, e passou a atender, com energia 100% limpa e renovável, a demanda de eletricidade das unidades consumidoras da Norte Energia no estado do Pará. Com isso, a energia gerada pela UFV Altamira contribuiu com a compensação das emissões associadas à aquisição de eletricidade pela empresa, reforçando o compromisso da Norte Energia com a transição energética e a redução de sua pegada de carbono.
As ações reunidas no âmbito do Energia Verde e da estratégia de eficiência energética não apenas ampliam o uso de fontes renováveis e limpas, mas reafirmam o papel da Norte Energia como agente ativo na transição energética brasileira.
Complementando esse esforço, o projeto fotovoltaico da companhia alcançou novos marcos em 2024, com a realização de ajustes técnicos pós-comissionamento, a integração ao sistema SCADA e melhorias nos sistemas de tracking. A iniciativa reforça a diversificação da matriz energética operada pela Norte Energia e demonstra nossa capacidade de gestão em projetos de alta performance em energia solar. Trata-se de um passo relevante para o fortalecimento da resiliência climática, da eficiência energética e da descarbonização de nossas operações.
Adicionalmente, a Norte Energia desenvolve projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel, os quais contribuem com o setor elétrico e a sociedade. Para mais informações, acesse: https://www.norteenergiasa.com.br/pdi/sobre-o-programa.
Planeta