A Norte Energia monitora a saúde ocupacional de seus trabalhadores por meio do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que é planejado e executado em conformidade com a NR-07, que inclui exames ocupacionais (admissionais, periódicos, mudança de riscos e demissionais). Os resultados individuais e o relatório anual permitem avaliar a eficácia das medidas de controle dos riscos. Toda a gestão da saúde ocupacional ocorre no ambulatório de Belo Monte, onde são realizados atendimentos médicos, inclusive de urgência e emergência.
Além disso, são promovidos Diálogos diários de segurança e campanhas de saúde, além da implementação do Programa de Qualidade de Vida, reforçando o compromisso com o bem-estar dos colaboradores. A empresa também possui o Grupo de Trabalho de Ergonomia (NR-17), focado na avaliação e aprimoramento dos postos de trabalho para a prevenção de desconfortos e doenças ocupacionais.
A empresa segue as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo o sigilo médico absoluto das informações de saúde, que são utilizadas exclusivamente para fins ocupacionais. Para isso, hoje se utiliza a plataforma do SOC, a qual possui certificação na ISO 27001, que é a referência internacional para Gestão de Segurança da Informação. Esta ferramenta também possui gestão de usuários, onde possibilita que apenas profissionais de saúde acessem informações médicas dos colaboradores.
O ambulatório médico 24h da Usina Hidrelétrica Belo Monte, mantido pela companhia, realiza atendimentos médicos, incluindo urgência e emergência. Os resultados dos exames e o relatório anual ajudam a avaliar a eficácia das medidas de controle dos riscos.
Pessoas