A Norte Energia está empenhada em dialogar com as Partes Interessadas, especialmente com as comunidades locais, por meio de diversas iniciativas de interação e comunicação social.
Essas ações incluem reuniões comunitárias, visitas porta a porta, informes em rádios e TVs locais, além do uso da Rede de Comunicação Popular (RCP/Rede Pop), acessível por um aplicativo de mensagens e do Sistema de Radiofonia junto aos povos indígenas.
No último ano, nossa área de Relacionamento com Comunidades fortaleceu o engajamento com os moradores da Área de Influência Direta e Organizações da Sociedade Civil. O engajamento aconteceu prioritariamente por meio de reuniões nas comunidades, tendo sido contabilizados, em 2023, 1.926 participantes para 81 ações realizadas ou apoiadas pela Norte Energia. Proporcionalmente, um engajamento 5% superior ao ano de 2022 e um número superior ao de mobilizados, o que revela um bom engajamento, já que os mobilizados levaram outros participantes e alguns que não haviam participado em 2022, participaram em 2023.
Canais Permanentes de Comunicação com Partes Interessadas | |
Rede de Comunicação Popular/Rede Pop | Ferramenta de comunicação que permite interações por meio de mensagens SMS, comunicações instantâneas e visitas presenciais, quando necessárias. A interação contribui com a veiculação de informações, mantém a população da região atualizada sobre assuntos relacionados às ações da empresa, bem como favorece o compartilhamento entre os moradores locais. |
Núcleos de Comunicação | Espaços de Interação com os moradores das comunidades que vivem ao longo do Trecho de Vazão Reduzida (TVR), situados na comunidade da Ressaca e no Rio das Pedras. |
Reuniões Periódicas | Encontros para apresentação, acompanhamento e/ou discussão do andamento das ações realizadas nas 29 comunidades da Área de Influência Direta (AID) do empreendimento. |
Fórum de Acompanhamento Social Belo Monte | Espaço de discussões e encaminhamentos sobre temáticas relacionadas ao empreendimento. Como público-alvo do Fórum estão presentes: presidentes de associações representativas, sindicatos, Ministério Público, Instituições de Ensino e Pesquisa, representantes dos poderes executivos, legislativos, além de órgãos reguladores. |
Sistema de Radiofonia Indígena | Implementado em 2010 como parte integrante do Programa de Comunicação Indígena (PCI), o Sistema fornece uma rede de atendimento e respostas para as comunidades indígenas da cidade de Altamira. |
Programa de Visitas Conheça Belo Monte
O Programa Conheça Belo Monte oferece visitas guiadas à usina e foi criado em 2014. Ao longo desses quase dez anos de atividade, 21.526 visitantes já tiveram a oportunidade de conhecer de perto a maior hidrelétrica 100% brasileira.
Em 2023, o programa alcançou seu recorde de visitantes: 3.872 pessoas – número que superou o ano de 2019, quando foram recepcionadas 3.855 pessoas, e o ano de 2022, quando foram 1.543 pessoas.
Em 2023, os principais públicos atendidos foram estudantes de escolas públicas (47%) e particulares (12%) da região, seguidos por turistas (13%).
Saúde indígena em foco
Por meio do PBA-CI, no eixo da saúde, conforme já mencionado, avançamos com as adequações das Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) e dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) na Terra Indígena Paquiçamba, localizada no município de Vitória do Xingu; na Terra Indígena Arara, da Volta Grande do Xingu; e na comunidade indígena ribeirinha São Francisco. Também demos continuidade a cotas de medicamentos e da disponibilização de profissionais de saúde para atuação na atenção básica, em apoio à política pública de saúde do DSEI Altamira.
Ao longo do ano de 2023, mantivemos a realização de testes imunocromatográficos para pesquisa de antígeno viral para detecção de Covid-19, avaliação e laudo médico para colaboradores.
A Norte Energia segue com os protocolos de saúde recomendados pela Sesai/MS para entrada em terras indígenas, o que representou, no período de 2020 a 2023, a realização de 12.669 testes e triagens de saúde em colaboradores diretos e terceiros que prestam serviços para a Norte Energia. Desses, 3.370 foram realizados em 2023.
Os resultados das ações, monitoramentos e avaliações de impacto ambiental e social são divulgados anualmente por meio de Relatórios Consolidados (RCs) que são disponibilizados nos Sistemas Eletrônicos de Informação (SEI) do Ibama e da Funai. Em 2023, foi protocolado o 24º RC no Ibama e o 20º RC na Funai.
Prosperidade